Confira dicas da ferramenta mais poderosa da gestão

Confira dicas da ferramenta mais poderosa da gestão

O feedback é a ferramenta mais poderosa em um processo de liderança. Afinal, um líder precisa de equipe afinada para obter melhor desempenho e atingir os resultados esperados. E isso se conquista com orientação dos subordinados, apontando os pontos que precisam ser desenvolvidos, reconhecendo os esforços e elogiando as conquistas. Não há melhor motivação do que o reconhecimento! Por isso, não pode haver desculpas para não fazer uso dessa ferramenta poderosa, que é totalmente gratuita, leva poucos minutos e traz resultados efetivos.

Para atingir a meta, o feedback precisa ser pontual, assertivo e objetivo. Nada de dar feedback negativo na frente de outras pessoas da equipe e/ou de outros setores. Reserve um espaço na agenda para conversar com o subordinado em particular e, com calma, comece a conversa apontando as qualidades do colaborador, caso haja. Se não houver motivos para elogiar, vá direto ao ponto, sem ofender. Pontue o que a pessoa precisa mudar e deixe claro que acredita que ela é capaz de aprimorar as atitudes e/ou os resultados.

Destaque o que a pessoa perde se mantiver o mesmo comportamento e o que isso irá impactar em sua careira e imagem. Isso a fará refletir e a querer mudar. Ninguém muda só pelo outro. Da mesma maneira, destaque o que ela poderá ganhar caso a mudança se efetive. Termine a conversa, se possível, em tom amistoso.

E atenção: valorize a mudança do colaborador! Isso se chama feedback de reforço e/ou positivo. As pessoas precisam ser reconhecidas pelos bons resultados. Afinal, isso proporciona melhor desempenho e motivação!

E lembre-se: como diz o filósofo Mário Sérgio Cortella “elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar”.

Agende o seu horário

Preencha os dados abaixo que iremos atendê-lo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.